Ficha de processo

Imprimir
Controlo de operações de concentração
Refª. do processo
Ccent/2023/48 - Grupo Sousa * Albert Eberhard /AIE
Adquirente
Albert Eberhard
Descrição
Desenvolve a sua atividade na gestão de ativos e projetos de produção e engenharia ligados ao setor de energia (incluindo de fontes renováveis). Atualmente, controla em exclusivo a AIE, sendo esta a sua única atividade de produção de energia elétrica na RAM, bem como outras sociedades ligadas ao desenvolvimento dos referidos projetos de engenharia no setor da energia.
Adquirida
Atlantic Islands Electricity (Madeira) – Produção, Transporte e Distribuição de Energia, S.A. (Zona Franca da Madeira)
Descrição
Empresa ativa na produção de eletricidade de origem térmica (fueloil) na RAM, a partir da Central Térmica do Caniçal, localizada na Zona Industrial do Caniçal (freguesia do Caniçal, concelho de Machico). Atualmente, a AIE é controlada em exclusivo pelo Eng. AE.
Adquirente
Enercapital Energia, Lda.
Descrição
Empresa integrada no Grupo Sousa, grupo marítimo-portuário de logística, energia e turismo com sede na Região Autónoma da Madeira (RAM). O GS detém empresas armadoras, empresas de operação portuária e de camionagem, agentes de navegação, transitários, logística, rebocadores e armazéns. O GS está, igualmente, presente no setor da logística de gás natural e de produção de energia (de fonte eólica) e do turismo (hotelaria, restauração e agências de viagem).
Setor
  • Energia e combustíveis
CAE
  • D35112 - Produção de electricidade de origem térmica
Lei aplicável
Al. c) (lei 19)
Critério de notificação
Volume de negócios
Tipo de concentração
Horizontal
Articulação com entidades reguladoras setoriais
  • ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos
Estado do processo
Fechado
Tipo de investigação
Fase 1
Sentido da decisão da AdC
Não oposição
Descrição do processo

A operação de concentração em causa consiste na aquisição do controlo conjunto sobre a Atlantic Islands Electricity (Madeira) – Produção, Transporte e Distribuição de Energia, S.A. (Zona Franca da Madeira - RAM) (“AIE”), pela Enercapital Energia, Lda. (“Enercapital”), e pelo Senhor Eng. Albert Eberhard (“Eng AE”).

Cronologia do processo
Click here to see your activities