Ficha de processo

Imprimir
Controlo de operações de concentração
Refª. do processo
Ccent/2022/28 - FastFiber / Fibroglobal
Adquirente
Fastfiber - Infraestruturas de Comunicações, S.A.
Descrição
Joint-venture entre a PT Portugal, SGPS, S.A., pertencente à Altice Portugal, e um fundo gerido e assessorado pela Morgan Stanley Infrastructure Inc. A FastFiber é um operador grossista de fibra ótica em Portugal, cuja atividade consiste em disponibilizar a operadores (i) acessos FTTH (Fibre To The Home) que lhes permitem desenvolver, em particular, ofertas combinadas para os seus clientes retalhistas e diferenciar ofertas de banda larga de fibra total para clientes empresariais (PON Network - Serviços de Rede Ótica Passiva), e (ii) ligações ponto-a-ponto de fibra escura que permitem aos operadores desenvolver a sua rede e fornecer soluções à medida aos seus clientes (Dark fibre network services).
Adquirida
Fibroglobal - Comunicações Eletrónicas, S.A.
Descrição
Empresa portuguesa ativa na gestão, operação e manutenção de redes de comunicações eletrónicas de alta velocidade, em Portugal, operando em duas regiões - Região Centro de Portugal Continental e na Região Autónoma dos Açores - ao abrigo de contratos públicos. Presta também, numa base mais limitada, serviços de rede de fibra escura.
Setor
  • Telecomunicações & Media
CAE
  • J61 - Telecomunicações
Lei aplicável
Al. a) e c) (lei 19)
Critério de notificação
Critérios da Quota de mercado e do Volume de negócios
Tipo de concentração
Horizontal
Articulação com entidades reguladoras setoriais
  • ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações
Estado do processo
Fechado
Tipo de investigação
Fase 1
Sentido da decisão da AdC
Não oposição
Descrição do processo

A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Fastfiber - Infraestruturas de Comunicações, S.A. ("Fastfiber"), do controlo exclusivo sobre a Fibroglobal - Comunicações Eletrónicas, S.A. ("Fibroglobal"). 

Cronologia do processo
Click here to see your activities