Ficha de processo

Imprimir
Controlo de operações de concentração
Refª. do processo
Ccent/2025/80 - Novo Banco / Unicre
Adquirente
Novo Banco, S.A.
Descrição
É uma instituição de crédito constituída sob a forma de sociedade anónima, ao abrigo da legislação portuguesa, cuja atividade principal se desenvolve no âmbito da banca universal, incluindo a concessão de crédito, a aceitação de depósitos, a gestão de patrimónios e a prestação de outros serviços financeiros a clientes particulares, empresas e instituições.
Adquirida
UNICRE - Instituição Financeira de Crédito, S.A.
Descrição
É uma instituição financeira de crédito, constituída sob a forma de sociedade anónima, ao abrigo da legislação portuguesa, cuja atividade se centra na concessão de crédito ao consumo, emissão e gestão de cartões de crédito, na mediação de seguros em produtos financeiros, bem como na atividade de acquiring, a qual detém e explora a unidade de negócio Unibanco, que se dedica à oferta de produtos e serviços financeiros, nomeadamente crédito ao consumo e cartões de crédito, dirigida a clientes particulares e empresariais em Portugal.
Setor
  • Banca, Mercados Financeiros e Seguros
CAE
  • K64921 - Actividades das instituições financeiras de crédito
Lei aplicável
Critério de notificação
Tipo de concentração
Articulação com entidades reguladoras setoriais
  • ASF - Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões
  • BdP - Banco de Portugal
Estado do processo
Fechado
Tipo de investigação
Fase 1
Sentido da decisão da AdC
Não oposição
Descrição do processo

A operação de concentração consiste na aquisição pelo Novo Banco, S.A. (“Novo Banco”) do controlo exclusivo sobre a unidade de negócio Unibanco, incluindo as atividades, ativos e passivos a ela associados, atualmente detidos e explorados pela Unicre – Instituição Financeira de Crédito, S.A. (“Unicre”).

Cronologia do processo
Click here to see your activities