A AdC publicou um short paper onde acompanha os mais recentes desenvolvimentos relacionados com acesso e utilização de dados em IA generativa, sob um ponto de vista de concorrência.
O short paper assinala a transição de dados publicamente disponíveis para dados proprietários no setor de IA generativa. Em particular, os acordos de licenciamento de dados parecem ter-se tornado mais frequentes.
A AdC alerta para os riscos para a concorrência que podem resultar de cláusulas de exclusividade nestes acordos. Estas podem ser especialmente danosas para a concorrência e possivelmente uma prática anticoncorrencial.
A AdC destaca ainda a crescente importância dos dados sintéticos e do pré-processamento de dados no desenvolvimento de IA generativa, e o seu impacto na concorrência.
Para mitigar os riscos para a concorrência relacionados com o acesso e o uso de dados, é fundamental agilizar o acesso a dados a fornecedores de IA para assegurar um level playing field no setor (e.g., fornecendo dados via API abertas, estruturas de preços de pay-as-you-go ou facilitando o acesso a dados públicos). Canais de partilha de conhecimento, como modelos em código aberto, podem mitigar efeitos de escala devido a experimentação.