A AdC publicou um short paper sobre acesso a modelos de IA e concorrência. Este é o segundo numa série de Short Papers, que segue de um primeiro sobre o acesso e o uso de dados em IA generativa.
Os modelos de IA generativa que os consumidores e as empresas usam – modelos especializados – são criados a partir de outros modelos de IA – modelos-base – que foram adaptados a tarefas específicas.
A concorrência e a inovação em modelos especializados dependem, por esse motivo, do grau de abertura dos modelos-base.
Os modelos-base abertos criam mais escolha e flexibilidade para os fornecedores de IA a jusante, e promovem a criação de ecossistemas de desenvolvimento de IA abertos.
No entanto, o facto de um modelo de IA ser aberto ou open source não exclui potenciais práticas anticoncorrenciais. Tanto fornecedores de modelos-base como de serviços de cloud podem incentivos para limitar a capacidade de fornecedores a jusante concorrerem. Adicionalmente, a maior abertura de modelos de IA pode ser instrumental em estratégias de lock-in, em que os modelos são inicialmente abertos mas futuras versões são fechadas, e em estratégias para ganhar poder de mercado e depois alavancá-lo em mercados adjacentes.