Em fevereiro de 2010, a AdC concluiu o estudo à Mobilidade dos Consumidores no Sector das Comunicações Eletrónicas, analisada entre dezembro de 2008 e julho de 2009.
O estudo tem por objeto a caracterização da mobilidade dos consumidores e dos fatores que a condicionam no sector das comunicações eletrónicas em Portugal. Neste contexto, avalia-se a mobilidade dos clientes dos serviços fixo telefónico, do serviço telefónico móvel e do serviço de acesso à Internet em banda larga, assim como dos clientes de ofertas em pacote. Para o efeito, a AdC procedeu à recolha de elementos junto de operadores e prestadores e promoveu a realização de um inquérito online durante os meses de junho e julho de 2009, com questões diretas e hipotéticas a consumidores de serviços de comunicações eletrónicas.
Na sequência do estudo, a AdC recomenda um conjunto de medidas destinadas a atuar sobre as condicionantes de mobilidade identificadas, nomeadamente sobre os custos de pesquisa e os custos de mudança (que incluem custos de transação, custos contratuais, custos de incerteza, custos de aprendizagem e custos de natureza psicológica), procurando promover uma maior concorrência nos mercados das comunicações eletrónicas.